Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Há dois anos, mais ou menos por esta altura, o Benfica ganhou ao Marítimo na Madeira e ficou muito, muito perto do título de campeão. Faltava-lhe apenas vencer os jogos em casa contra o Estoril e o Moreirense, e se o conseguisse poderia até perder no Dragão frente ao Porto.

No final do jogo, sempre difícil, um campo onde muitas vezes os grandes perdem, os jogadores do Benfica abraçaram-se e festejaram aquela conquista. Em casa, também celebrei, fiquei mesmo feliz por aquele passo. 

 

Foi também por estes dias que o Benfica derrotou o Fenerbahce e se qualificou para a final da Liga Europa. Há 20 anos que o Benfica não conseguia chegar a uma final europeia. Os adeptos, claro, festejaram esta conquista, celebraram esta vitória, este feito importante. 

O Benfica acabou por empatar com o Estoril, perder no Dragão ao minuto 92 e ficar sem o título.

O Benfica acabou por perder a final da Liga Europa frente ao Chelsea, campeão da europa, depois de ter feito uma exibição magnífica, que me deixou muito orgulhoso. Ao chegar a Portugal, o Benfica foi aplaudido por milhares de adeptos no aeroporto e à chegada à Luz.

Na altura, o Benfica foi chacota nacional por parte de portistas e sportinguistas, com o argumento de que fizeram a festa antes dos títulos, um argumento idiota, como é natural.

Ontem, o FC Porto, com uma exibição incrível, banalizou o super Bayern de Munique, enfiou-lhes três no bucho e elevou o ego nacional frente aos alemães sempre arrogantes, e que deviam estar à espera que isto fosse mais ou menos como o Alemanha-Portugal do mundial. 

No final do jogo, histórico para o FC Porto, os adeptos festejaram, nas ruas, seguramente em casa de cada portista houve abraços, sorrisos e muito, muito orgulho. Era assim que me sentiria se fosse portista.

O FC Porto pode até perder esta eliminatória, mas que os adeptos, ao menos, entendam que o que fizeram não foi festejar antes do tempo, foi apenas festejar uma conquista de quem muito nos orgulhou. Foi isso que nós, benfiquistas, fizemos há dois anos.

Parabéns ao FC Porto. Foram enormes.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 11:30


15 comentários

Sem imagem de perfil

De MS a 16.04.2015 às 11:55

Subscrevo!
Sem imagem de perfil

De Língua Afiada a 16.04.2015 às 11:57

Obrigada pelo teu post, realmente ontem fomos grandes.
Mas já sabes que no futebol as pessoas nem sempre conseguem ter o discernimento que deviam, e picam-se muitas vezes com os clubes rivais sem necessidade nenhuma.
Há dois anos alguns adeptos do Benfica exageraram nas bocas a alguns adeptos do Porto e depois foi uma bola de neve.
Sem dúvida que foi um orgulho ver o meu Porto vencer o Bayern de Munique especialmente da forma que o fez, até podemos perder a eliminatória mas a vitória de ontem ninguém nos tira e soube mesmo bem, especialmente por ser contra o Bayern de Munique.
O futebol poderia e deveria ser uma festa mas infelizmente às vezes não é.
Vamos aguardar pelo resto da época.
Quando o Mateus for craque espero que venha jogar para o Porto eheheh!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.04.2015 às 12:20

Lamento, não é a mesma coisa. Entendo que as duas sejam comemoradas, mas não podem ser comparadas. Ganhar ao Marítimo não é o mesmo do que ganhar ao Bayern... o que os portistas comemoraram ontem foi a vitória de ontem. O que os benfiquistas comemoraram nesse jogo... foi mesmo a conquista do pseudo-campeonato.

De um sportinguista que comemora menos do que gostaria... e que consegue ver as coisas de fora.
Imagem de perfil

De O Arrumadinho a 16.04.2015 às 14:51

Não falei apenas dos festejos pela vitória frente ao Marítimo, falei também da vitória frente ao Fenerbahce, que nos colocou na final da Liga Europa. E a vitória frente ao Marítimo não teve assim tanto a ver com o adversário, mas sim com mais uma etapa, e muito difícil, para se chegar ao título (teria sido igual se a vitória fosse em Guimarães, Braga, Alvalade ou Setúbal, os festejos foi por termos conseguido ficar a dois triunfos em casa de ganhar o campeonato). Não festejámos o pseudo-campeonato, festejámos uma vitória importante que nos aproximou mais desse feito. Os adeptos do FC Porto estão a festejar o triunfo de ontem, mas também o facto de, agora, terem muito mais hipóteses de ganhar ao Bayern. E fazem muito bem. Se fosse portista faria o mesmo. Isso não significa que achem que a eliminatória está ganha, ou que vão ser campeões da Europa. Têm essa ilusão, e são essas ilusões que nos apaixonam pelo futebol.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.04.2015 às 15:26

Sou o mesmo sportinguista de há pouco. Não vou insistir na discussão, pois entendo os teus argumentos embora não concorde com essa visão. Resta-me agradecer, sem malícia, o relembrar dessas comemorações que têm quase 2 anos, para também não esquecer de comemorar os 2 anos passados sobre a chacota nacional generalizada, que percebi agora ainda custa a digerir (argumentos idiotas, ou nem por isso, à parte).
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.04.2015 às 15:52

Como se um sportinguista soubesse o que é uma vitória, quanto mais distingui-las.
Sem imagem de perfil

De Pronta e Vestida a 16.04.2015 às 12:25

Vivendo no Porto é impossível não ver os adeptos a festejar. Apesar de ser de outro clube, sinto a felicidade dos outros, é normal.

Passatempo Eugénio Campos a decorrer em www.prontaevestida.com
Sem imagem de perfil

De homem sem blogue a 16.04.2015 às 12:37

Ás vezes é mais fácil perceber as coisas quando a realidade é diferente daquela que se critica. Muitos que criticam os benfiquistas por festejos excessivos festejaram ontem dessa mesma forma.

E ainda bem que o fizeram pois existiu motivo para isso. O Porto conseguiu banalizar um ferido Bayern, que mesmo ferido consegue estar recheado de estrelas.

Parabéns pelo feito.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
Sem imagem de perfil

De Orfeu a 16.04.2015 às 12:44

Achas mesmo que os festejos (generalizados) benfiquistas de há uns anos foram apenas pela vitória ao marítimo?
E os "Reservado" e as capas de jornal "Já cheira a campeão" antes do tempo?
Imagem de perfil

De O Arrumadinho a 16.04.2015 às 14:53

Orfeu, os festejos não foram pela vitória frente ao Marítimo, foram, como escrevi, por termos ficado mais próximos do título, e a apenas duas vitórias em casa de sermos campeões. No texto, falei também dos festejos pela vitória frente ao Fenerbahce, que nos colocou na final da Liga Europa. Não festejámos a vitória na Liga Europa, festejámos a vitória importante que nos colocou na final. Ser adepto é também isso, festejar as pequenas vitórias, não festejar apenas as grandes conquistas.
Sem imagem de perfil

De Verónica a 16.04.2015 às 12:57

Eu sou sportinguista (ultimamente não tenho tido muitas felicidades, mas vamos lá chegar) e estas palavras fazem todo o sentido. E tenho pena que nem todos entendam e até agora os próprios portistas venham com frases como "rennie para quem só joga ao fim de semana"! Mas bom isso vai ser sempre assim porque há quem entenda estas vitórias e há quem não queira e nem as consegue entender.
Sem imagem de perfil

De A Pipoca Arrumadinha a 16.04.2015 às 15:36

Enorme Porto muito eficiente!
Sem imagem de perfil

De Miguel a 16.04.2015 às 19:38

Desculpa mas comparar os festejos do marítimo com os de ontem....acho comparável os da final da liga europa agora do marítimo não .mts</a> dos festejos que se vimos na altura do marítimo foram de um suposto campeonato que não aconteceu"ate o marques já estava reservado" para os festejos do titulo não digo que da tua parte tenha sido os ditos festejos mas a maioria sim naquela noite festejou antecipadamente o titulo e depois correu mal..mas é so a minha opiniao.
Sem imagem de perfil

De Sara Veiga a 16.04.2015 às 22:05

Oh Ricardo.....depois da vitória frente ao Marítimo os benfiquistas festejaram sim como se o campeonato já estivesse ganho. Tu podes nem ter sido um deles, mas não faltaram aos milhares. Bastava ver Facebooks com "reservados", e ler foruns sobre o tema. Nada estava ganho, mas todo aquele boost de confiança fez pensar que sim, seriam campeões. Se não o achassem porque foram jogar com o Estoril daquela forma? Aquilo não foi jogar "à Benfica" e foi o que os lixou.
A cena de ontem do Porto foi histórica. Porto só ganhou uma vez ao Bayern. Logo por aí, histórica. E depois o Bayern é a par com o Barcelona a melhor equipa da actualidade. O Porto ter ganho ao Bayern não é comparável ao Benfica ganhar ao Marítimo ou ao Fenerbahce. Não é festejar um campeonato mas é festejar um feito histórico. É poder, mesmo que por uma semana ser "A" equipa que deu TRÊS ao Bayern. Não foi um nem dois. Foram três que passaram pelas mãos do Neuer (outra história). Foram três que passaram por 6 campeões do mundo. E depois, ninguém estava a espera. Mesmo que alguém acreditasse que ganhavam (eu acreditava), não seria por três. Três é muito.
E é por tudo isto que eles festejaram. Porque se forem campeões europeus, este foi "O jogo", a prova de fogo.

Comentar post


Pág. 1/2




A minha segunda casa


Sigam-me


Os meus livros


Sigam-me no SAPO

foto do autor


Coisas mais antigas

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Google Analytics



SAPO Blogs