Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


01
Mar15

Talvez o maior desafio de quem, hoje, produz conteúdos, sejam para formatos digitais ou em papel, seja o de como atingir o maior número de pessoas. A oferta hoje é quase infinita, não se fecha no mercado nacional, felizmente muita gente procura informação sobre aquilo que gosta em sites estrangeiros, mas a luta, por cá, continua a ser essa: como fazer com que as pessoas olhem para aqui e não para ali.

É assim nos jornais, nas revistas, nos sites, nos blogues, nas apps, nos jogos para telemóvel, nos filmes, nas séries de televisão. Na verdade, há muitos anos que assim é, só que este trabalho é cada vez mais difícil, já que quase diariamente surgem coisas novas, ou descobrimos coisas novas, que nos fazem desviar o foco daqui para ali. Crescer, hoje, no mundo da comunicação é um desafio, seja qual for a plataforma. Os produtos em papel sentem que o digital os está a matar, e os produtos do digital sofrem a concorrência de milhares e milhares de conteúdos online em todo o lado, as televisões queixam-se da imensidão de canais que faz com que até os anunciantes já não saibam bem onde colocar os anúncios, com receio de que não tenham o alcance e impacto que esperam.

Há dias, dei uma formação na Porto Editora onde tive a oportunidade de falar disto mesmo, da necessidade absoluta que os produtores de conteúdos têm em atrair gente, em captar a atenção. A formação foi dada a 28 professores da Escola Virtual, um dos mais meritórios projetos que nasceram em Portugal nos últimos 10 anos, mas que se debate com o mesmo problema de todos os outros: como levar mais alunos e professores à escola virtual. Senti ainda uma resistência idêntica àquela que já senti em vários jornalistas com que trabalhei, que acham que as suas funções terminam no momento em que terminam um artigo para ser publicado no papel. Embora não faça parte das competências tradicionais de um produtor de conteúdos daquele projeto, hoje, é impensável que esse mesmo produtor de conteúdos não seja o primeiro a pensar em como fazer expandir esse mesmo conteúdo, fazendo-o chegar, de forma eficaz e apelativa, ao destinatário. Senti que posso ter sido muito chato neste ponto, mas fui-o, essencialmente, porque acredito que é aí que está a chave para um sucesso ainda maior. Aproveito para deixar beijos e abraços às duas maravilhosas turmas que tão bem nos receberam (a mim e ao Luís Borges, que dividiu a formação comigo).

Mais um curso de blogues

Esta semana vou iniciar mais um curso de blogues na Palavras Ditas. O desafio vai passar muito por aí: explicar aos formandos o que podem fazer para que os conteúdos que produzem para os blogues se distingam dos outros, se afirmem neste mercado que parece esgotado e em que se criou a ideia de que tudo o que é criado é mais do mesmo. Não é. Ao longo do curso, tentarei abordar aspetos teóricos, mas também iremos ter muita prática. Convidarei alguns bloggers conhecidos para irem às aulas falar dos seus casos de sucesso (A Pipoca Mais Doce este nas edições anteriores e irá voltar), irei construir, com os alunos, um blogue da turma, e irei focar-me muito na importância da partilha, da gestão das redes sociais, da relação com os leitores, da qualidade dos conteúdos. 

Felizmente, ao longo das formações que tenho dado, tenho encontrado alunos criativos e empenhados, que têm desenvolvido alguns projetos de sucesso. De todos, queria destacar dois. O primeiro, em que está envolvida a Joana Paixão Brás, aluna do meu primeiro curso na Palavras Ditas, chama-se A Mãe É Que Sabe e conseguiu, em poucos meses, entrar no lote de blogues mais lidos a nível nacional, e é já uma referência em blogues de maternidade. Razões para este sucesso: 1. O ponto de partida - a ideia é muito boa (duas mães com uma ideia diferente sobre a maternidade, que vão falando sobre os filhos e a vida, discordando muitas vezes uma da outra). 2. A persistência e qualidade dos conteúdos. O outro, também de uma aluno minha do primeiro curso, a Margarida Paim, chama-se Palavra de Carioca e tem igualmente um bom ponto de partida: um blogue sobre o Rio de Janeiro escrito por uma portuguesa com costela carioca, e que sabe tudo o que se passa na cidade. Ou seja, é um blogue perfeito para quem quer visitar o Rio.

Quem se quiser inscrever no curso ainda o pode fazer. Começa terça-feira, às 19h, na Palavras Ditas, perto do Marquês de Pombal. O curso é de 25 horas, pós-laboral, e termina a 26 de Março. Podem saber tudo sobre inscrições e o programa aqui. Espero por vocês.

pditas.jpg

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:27


9 comentários

Sem imagem de perfil

De JD a 01.03.2015 às 23:53

" em poucos meses, entrar no lote de blogues mais lidos a nível nacional"

A metrica é o blogometro?
Sem imagem de perfil

De A Pipoca Arrumadinha a 02.03.2015 às 12:24

Tempos modernos, que o curso de blogs corra pelo melhor!
Sem imagem de perfil

De Palavra de Carioca a 02.03.2015 às 19:44

Obrigada Ricardo!!! Desculpa mas desta vez tive que abusar nos pontos de exclamação ;-)
O teu curso foi sem dúvida um enorme suporte e o grande pontapé de saída para que eu tivesse a coragem de avançar.
Boa sorte para o curso que amanhã se inicia.
Beijinhos
Margarida
Sem imagem de perfil

De CrocDundee a 03.03.2015 às 09:42

"...um dos mais meritórios projetos que nasceram em Portugal "
Ou um dos mais meritórios projetos que nasceu?
Sem imagem de perfil

De Cláudia Cunha a 04.03.2015 às 12:04

Pena que estes cursos só existam mesmo em Lisboa, Porto... talvez Coimbra... Moro em Abrantes e é completamente impraticável frequentar o curso em Lisboa... Gostava muito... Talvez um dia... Sigo sempre com muito interesse quer o ARRUMADINHO, quer a PIPOCA MAIS DOCE, entre outros... e sou fã claro! Pense nisto ... em descentralizar...
Sem imagem de perfil

De Claudia Pereira a 11.03.2015 às 08:38

Boa tarde,

existem tantos cursos para bloggers em Lisboa. Porque não também um em Coimbra?

atualidadesbyclaudia.blogspot. pt
Sem imagem de perfil

De Bruna a 17.03.2015 às 19:11

Olá! Faço banners (headers) para blog. Faço encomendas. Dá uma olhadinha em alguns modelos de banners na minha página: www.inovesuapagina.blogspot.com

Desde já, agradeço sua atenção.

Grande beijo.
Sem imagem de perfil

De Mário Vicente a 30.03.2015 às 23:46

Fiquei muito curioso acerca do curso, mas também com algumas dúvidas:
1. Vai abordar a otimização dos blogs a nível de SEO, design, etc?
2. Ensina a criar blogues em wordpress (self hosted)?
3. Explica otimização de anúncios adsense e marketing de afiliados?
4. Aborda a obtenção de parcerias com marcas relacionados com o tema dos blogues?

Votos de muito sucesso! Já fazia falta uma formação nesta área.
Sem imagem de perfil

De Laetitia a 08.04.2015 às 17:21

Pena o horário e ser em Lisboa. Qui ça un jour?

Comentar post




A minha segunda casa


Sigam-me


Os meus livros


Sigam-me no SAPO

foto do autor


Coisas mais antigas

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Google Analytics



SAPO Blogs