Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


08
Dez15

Os noivos mais doces

por O Arrumadinho

casamento.jpg

 

Há muito tempo que não me emocionava tanto quanto esta manhã, em que passei algumas horas a ajudar a minha mulher a escolher os 12 finalistas do concurso O Casamento Mais Doce. Para quem não sabe, o blogue A Pipoca Mais Doce lançou um desafio a todos os noivos deste País e pediu-lhes que enviassem um vídeo de 1 minuto contando a sua história de amor. O prémio é todo um casamento, que inclui desde o vestido de noiva até ao copo d'água ou à lua-de-mel, um prémio avaliado em mais de 30 mil euros. Foram centenas de vídeos que chegaram por mail e a tarefa mais dura e ingrata foi mesmo ter de escolher apenas 10 (que acabaram por ser 12) para a segunda fase de votação. E basicamente foi isso que estivemos a fazer esta manhã: a ver vídeos de histórias de amor

 

Entrei neste processo apenas hoje, na altura em que já havia uma pré-seleção de perto de 50 vídeos feita pela minha mulher. Ontem, em desespero, teve de apelar à minha isenção e ao meu coração mais frio. "Tens de me ajudar. Eu não consigo. Eu gosto de todos". Pois, eram uns 50 e só podiam ficar 10. Sentei-me ao lado dela e começámos a escolher.

 

Sinceramente, achei que seria muito mais fácil. Não foi. Não foi porque não estava ali apenas a ver vídeos de pessoas que queriam ganhar um bilhete para um concerto, estava a ver vídeo de histórias humanas, de amor, de separação, muitas delas que metiam crianças, doenças, familiares que morreram, pessoas obrigadas a viver separadas, vidas mesmo muito duras. Por várias vezes, fiquei de lágrimas nos olhos com as coisas que estava a ver. Partiu-me o coração ter de dizer tantas vezes "esse não", e seguramente que a escolha que fizemos não é consensual (se fossem outras pessoas a escolher, provavelmente optariam por outros vídeos). Dos 12 finalistas, houve quatro ou cinco que nos deixaram mesmo sem dúvidas, vimo-los e tivemos a certeza de que tinham de entrar, ou por serem muito bonitos, ou por serem muito criativos, ou por contarem uma história de forma simples e tocante. Essa foi a parte fácil. Difícil foi o resto, foi ver gente que sabíamos que precisava mesmo de ser ajudada, gente que se percebia pelo vídeo que ganhar este prémio seria a maior alegria da vida delas, mas, no fim, sabíamos também que para escolhermos essas pessoas estaríamos a deixar de fora muitas outras que contavam histórias melhores, que tinham tido umesforço criativo muito maior, casais que se empenharam verdadeiramente em surpreender com um vídeo que cumprisse todos os critérios. Teve de ser uma decisão muito racional, e o menos emocional possível, e não foi mesmo nada fácil.

 

Quisemos, também, que pudessem estar representadas várias categorias de vídeos, e não apenas os vídeos mais profissionais. Nos 12 finalistas, há coisas verdadeiramente amadoras, filmadas ao alto com um telemóvel, e vídeos com planos quase profissionais, há histórias contadas por palavras, por frases e só por imagens, há vídeos mais divertidos, outros mais criativos, há uns mais emocionais, outros mais poéticos. Ou seja, tentámos que a escolha abrangesse o maior número de pessoas e situações possíveis, mas, uma vez mais, isso obrigou a que deixássemos de fora gente que se esforçou imenso, que mostrou vídeos excelentes, que podiam perfeitamente ter estado ali naqueles 12 finalistas.

 

Para uns (sobretudo os que concorreram e não foram escolhidos) as escolhas podem ter sido erradas, para outros não, mas foi a nossa, e esperamos que gostem.

 

Queria só deixar uma palavra para toda a gente que participou neste concurso. Há gente efetivamente muito talentosa, criativa, há histórias tão tristes, tão bonitas, tão emocionantes que mereciam mais. Ainda sugeri à minha mulher criar uma espécie de "menção honrosa" para os 20 e tal vídeos que deixámos de fora na última seleção, mas isso seria deixar as pessoas ainda mais com aquela sensação de "ah, porra, foi quase". Não vale a pena. Isto não é só um concurso como os outros, é também uma homenagem ao amor, e que seja isso que prevaleça.

 

Podem ver a nossa escolha e a evolução da votação aqui. Os três vídeos mais votados destes 12 passam à final, e aí haverá um novo vídeo e a escolha decisiva será da Pipoca Mais Doce. A todos os que participaram, obrigado pelos momentos maravilhosos que me proporcionaram.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:13




A minha segunda casa


Sigam-me


Os meus livros


Sigam-me no SAPO

foto do autor


Coisas mais antigas

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Google Analytics



SAPO Blogs